27 de nov. de 2008

Ana Luíza dos Anjos Garcez (Animal)


São Paulo, SP
46 anos
Atleta
Corre desde 1997 e já completou 4 maratonas. Foi campeã da categoria 40-44 anos na Meia maratona da Disney em 2006 e 2ª atleta máster classificada na prova

Qual sua motivação para correr?
As pessoas me conhecem por Animal. Eu vivi 18 anos na Febem e mais 18 anos nas ruas, onde roubava e fazia uso de drogas. Um dia cansei dessa vida e resolvi mudar, embora não soubesse como. Parei numa loja da 7 de Abril no centro de São Paulo e fiquei maravilhada com uma cena do filme Carruagens de Fogo, em que os atletas corriam numa praia. Fui dormir naquela noite num muquifo, que paguei com o dinheiro roubado na parte da tarde, e aquela música não saiu mais da minha cabeça. Achei que também poderia correr, já que conseguia correr da polícia. Vi a propaganda de uma maratona que aconteceria em São Paulo e fui desafiada pelos meninos de rua a participar. Eles roubaram dinheiro para a inscrição e também um tênis de corrida, que mal servia nos meus pés. Entrei na prova sem saber a distância da maratona, que parecia não acabar mais. Cheirei cola no caminho e fui a última a terminar. Dei minha medalha para um dos meninos e roubei uma outra para mim. A partir daquele momento minha vida mudou. Comecei a correr na tentativa de me livrar das drogas. Fui procurar ajuda num posto de saúde do Parque do Ibirapuera e lá fui levada para o Hospital do Coração para fazer alguns exames de saúde. Fiz os exames e lá me disseram que eu tinha jeito e talento para a corrida. Apareci num programa de TV cuidando dos meninos de rua e, depois de alguns dias, fui procurada pelo Fausto Camunha, então secretário de esportes de São Paulo e meu padrinho, que me ofereceu a ajuda para que eu saísse de vez das ruas. Agarrei a oportunidade e hoje estou aqui. Fiz muitos amigos nesse esporte e já viajei para vários lugares do mundo para correr, como Japão, Chile, Estados Unidos e Argentina. Venci a Meia maratona de Santiago, fui a 2ª colocada na Meia de Buenos Aires e campeã na categoria 40-44 anos e 2ª atleta máster na Meia maratona da Disney em 2006. Perdi a primeira colocação da categoria máster quando entrei no parque do castelo (Magic Kingdom) e a Fera (persoganem da Disney) tocou na minha mão. Fiquei emocionada, minhas pernas amoleceram e demorei um pouco para conseguir voltar a correr. Mas valeu. Sempre quis voltar à Disney e esse é mais um sonho que estou conseguindo realizar graças à minha corrida e à minha força de vontade de querer mudar.

10 comentários:

Vicent Sobrinho disse...

Se acham que a Minie é uma criação apenas do Walt Disney... Ela existe em forma humana. É só conhecer a nossa querida ANA. Uma eterna criança que sobreviveu heróicamente a tantas tempestades e intempéries de uma vida sofrida e sem esperanças. Essa mulher, menina e criança é uma verdadeira CAMPEÃ da Vida... Quem a conhecer de verdade, terá o privilégio de conviver com uma sobrevivente do que há de pior da guerra social. Conhecerá sua encantadora alma boa, seu coração de criança gigante que venceu as adversidades mais imagináveis. Ela sim é uma campeã da Vida!
Você é muito rica, pois tem sempre um sorriso para todo mundo! Um exemplo para todos... Ana.. Vc é a nossa Minie. Bjs e muito sucesso na sua corrida eterna pela vida!

Anônimo disse...

É isso aí ANA LUIZA DOS "ANJOS" GARCEZ,

Corra sempre em busca de seus sonhos.

Wanderlei de Oliveira
www.runforlife.com.br

CarlaAnitaTanaka disse...

"Não há nada que assuste tanto uma pessoa quanto ser capaz de descobrir a enormidade do que ela pode fazer e se tornar." Soren Kierkegaard
Ana querida, e nada é mais urgente hoje que, como vc, as pessoas transformem estas descobertas em decisões e ações. Mantenha esta seriedade e bom-humor sempre para continuar sendo um lembrete importante para cada um de nós.
Obrigada com muito carinho, Carla Tanaka.

Nilton disse...

A vida é uma corrida e nela encontramos todo tipo de pessoas, desde a mais integra, até a mais malvada e a Ana é uma pessoa que quando criança não acreditava em um futuro melhor, por falta de oportunidades. Quando acreditou em si e olhou para dentro, despertou para vida, buscando a liberdade correndo, não da polícia, mas pela vida, enfrentando inúmeros problemas, vencendo preconceitos, superando os vícios conquistando medalhas, respeito e se transformando em um mulher vencedora querida por todos, não só pelos seus feitos, mas pelo exemplo que a consagrou e consagra, com seu jeito sincero e extrovertido, que jamais passa despercebida por ser uma celebridade.

Acredite sempre nos sonhos do seu coração, que eles se realizarão...!!!

Uma ótima prova, Minie (como citou o amigo Vicente) !!!

Anônimo disse...

Ana Luiza,

Desejo-lhe muito sucesso e muita saúde. Tenho acompanhado a sua trajetória de vida pessoal e de atleta. Quero que você saiba da admiração e repeito que tenho por você. O mundo seria melhor se as pessoas tivessem pelo menos um pouco das suas qualidades.

Beijos,

Elena Paradizo

Anônimo disse...

Oi Ana,

Você é um exemplo e inspiração para as pessoas!

Parabéns pela sua força de vontade.

Harry Thomas Jr
www.webrun.com.br

Jacke Gense disse...

Aninha,.. estamos na torcida por você!!!
Você é um espetáculo de pessoa!!

Super beijos
Jacke

Edgard Neto disse...

Olá Ana..
Voce esta de parabens e show de bola sua história, ja vi voce em algumas provas, uma delas o circuito alphaville running, sabia que conhecia voce de algum lugar e creio que havia lido algo a seu respeito, parabens por dar esse exemplo de mudança de vida e continue sendo assim, literalmente correndo atráz do "tempo perdido" em que viveu na rua sem rumo, objetivos e motivação...

Nelson MaIA disse...

Apesar de não conhecê-la pessoalmente já escutei e li sua história, achei-a muito triste a princípio, mas logo em seguida achei-a linda. Uma história de superação e força de vontade. Você é hoje a decisão que tomou a anos atrás. Sei que você tem muitos fãs e a partir desta oportunidade que meu irmão, que corre com você, me deu de conhecer o seu blog ganhou mais um. Espero um dia poder apertar a sua mão e dar-te um abraço pela campeã que escolheu ser em todos os sentidos da sua vida. Gostaria que muitas pessoas lhe conhecessem e seguissem o seu exemplo. Estou tomando a liberdade de passar o endereço do seu blog para todos os meus amigos da minha lista de e-mail e estes com certeza passarão para tantos outros para que você e seu exemplo sejam cada vez mais conhecidos.
Dizem que somos as escolhas que fazemos e você é o exemplo perfeito disto.
Parabéns por ter lutado e conseguido mudar, apesar das inumeras dificuldades que deve ter encontrado em seu caminho.
Um grande abraço.
Nelson Maia.

Anônimo disse...

Oi Aninha,
vamos abalar a Diosney e vamos em muitos brinquedinhos bem levinhos....como a ultima montanha russa que fomos juntos...inesquecivel!!!!